UOL Notícias Notícias
 
13/08/2010 - 17h45

Poço é selado, mas EUA querem perfuração auxiliar para maior segurança

NOVA ORLEANS, EUA, 13 Ago 2010 (AFP) -O poço petroleiro avariado no Golfo do México foi selado no começo de agosto, mas o governo dos Estados Unidos anunciou, na sexta-feira, que dará continuidade à perfuração auxiliar para estar seguro de que o poço que causou a maré negra ficará completamente isolado.

"Estamos muito perto de ter o poço bastante seguro", disse o almirante Thad Allen, designado pelo governo federal americano para supervisionar os trabalhos de limpeza e contenção do vazamento no Golfo do México.

As provas mostraram que o poço não tem mais "comunicação direta com a jazida" graças à operação que injetou barro e cimento para selar a estrutura petrolífera, disse Allen.

"O poço pode estar efetivamente selado e nós não sabermos", disse Allen, e advertiu ainda que não ficará completamente satisfeito até ter certeza de que nunca mais vazará petróleo do poço situado em frente à costa da Luisiana nas águas do Golfo do México.

Para ficar seguros e em sintonia com a linha que manteve a Casa Branca quanto a uma solução definitiva através de poços auxiliares, decidiu-se continuar com as perfurações para que o poço ficasse selado também por baixo.

"Todos estão de acordo em que se precisa dar continuidade ao poço auxiliar", disse Allen, em alusão ao governo federal e à empresa britânica BP, que explora a jazida submarina.

Vazaram do poço avariado após a explosão de 20 de abril que matou 11 operários da BP na plataforma Deepwater Horizon 4,9 milhões de barris de petróleo, o equivalente a 780 milhões de litros. A plataforma afundou dois dias depois.

A avaria da estrutura petroleira deu origem à pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos, com consequências diretas aos ecossistemas e à economia local de cinco estados do sul dos Estados Unidos: Alabama, Flórida, Luisiana, Mississippi e Texas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host