UOL Notícias Notícias
 
14/08/2010 - 19h18

Caxemira: choques entre manifestantes e polícia indiana deixam 2 mortos

SRINAGAR, Índia, 14 Ago 2010 (AFP) -Duas pessoas morreram neste sábado na Caxemira indiana, durante enfrentamentos entre manifestantes anti-Índia e as forças de segurança.

Já são 57 vítimas fatais em dois meses de protestos violentamente reprimidos na região. Nos últimos dois dias, seis pessoas morreram em choques com policiais.

"Um jovem morreu neste sábado em Anantnag, quando as forças de segurança dispararam em legítima defesa depois de terem sido atacadas com pedras pelos manifestantes", disse à AFP um policial indiano, que pediu anonimato, acrescentando que outras três pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas.

Os manifestantes denunciam a administração da região, de maioria muçulmana, e exigem a retirada das forças indianas.

Em Narabal, nas cercanias de Srinagar, um homem morreu atingido por disparos da polícia quando os manifestantes atacaram seu veículo, segundo testemunhas. A polícia confirmou a morte, mas informou que ainda investiga o incidente.

A Caxemira é dividida em duas partes, administradas respectivamente por Índia e Paquistão, que há décadas disputam a soberania da região.

A onda de violência começou em 17 de junho, quando um estudante de 17 anos foi morto pela polícia durante um protesto, e já é considerada a pior em dois anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host