UOL Notícias Notícias
 
14/08/2010 - 19h06

Colômbia: Santos quer que empresários reconquistem mercado venezuelano

BOGOTÁ, 14 Ago 2010 (AFP) -O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez um apelo neste sábado aos empresários de seu país para que diversifiquem as exportações e reconquistem o mercado venezuelano, poucos dias após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Bogotá e Caracas.

"Busquem outros mercados, e retomem pouco a pouco o venezuelano", disse o presidente, diante de uma plateia de empresários e líderes sindicais.

Santos, que no cargo de ministro do Comércio Exterior impulsionou a integração com Equador, México, Venezuela e outros países, destacou que a Colômbia precisa diversificar suas vendas externas para se proteger "quando alguma outra região do mundo passar por dificuldades".

O presidente também ressaltou a importância do mercado venezuelano, que até o ano passado era o segundo mais importante para a Colômbia depois dos Estados Unidos.

Santos disse ter dado especial destaque a este assunto durante a reunião que teve com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, na última terça-feira, com quem firmou o reestabelecimento dos laços bilaterais.

Chávez havia "congelado" as relações entre Venezuela e Colômbia em 2009, reagindo a um acordo militar assinado entre Bogotá e Washington. No dia 22 de julho, quando o governo do ex-presidente Alvaro Uribe denunciou na OEA a "presença ativa" de guerrilheiros das Farc na Venezuela (acusação negada pelo governo), anunciou um rompimento.

A crise gerou uma queda brusca do comércio binacional, atingindo principalmente regiões fronteiriças como a província de Santander.

Em Bucaramanga, capital de Santander, Santos disse que uma comissão colombiana viajará na semana que vem a Caracas para pedir o pagamento dos 800 milhões de dólares que, segundo Bogotá, a Venezuela deve aos exportadores colombianos.

A comissão, coordenada pela chanceler colombiana María Ángela Holguín, irá a Caracas para avançar os pontos estabelecidos por Santos e Chávez na terça-feira em Santa Marta (norte da Colômbia).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host