UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 18h06

Afeganistão: Otan admite ter matado cinco civis por engano

CABUL, 15 Ago 2010 (AFP) -O comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) admitiu neste domingo ter matado cinco civis por engano durante um ataque aéreo contra os talibãs no sul do Afeganistão.

Na última quinta-feira, durante uma operação no distrito de Lashkar Gah, na província de Helmand, as forças internacionais "foram alvo de disparos dos insurgentes", relatou o comando da Otan em um comunicado. "Então foi solicitado apoio aéreo como reforço".

"Mais tarde, quatro feridos e três civis afegãos mortos foram deixados perto de um posto de controle, e dois dos feridos morreram", informou a Otan.

"Há provas de que havia civis na casa atacada pelas forças da coalizão", reconheceu o comando das forças internacionais.

O general David Petraeus, novo comandante das forças internacionais no Afeganistão, anunciou no dia 1º de agosto novas diretrizes para proteger os civis, dando continuidade à estratégia de seu predecessor de limitar os ataques aéreos.

Segundo dados da ONU, mais de 1.200 civis morreram no Afeganistão no primeiro semestre, um aumento de 25% em relação a 2009.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h30

    0,26
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host