UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 21h33

Chile: escavadeiras iniciam último trecho em operação de resgate de mineiros

SANTIAGO, 15 Ago 2010 (AFP) -Duas máquinas de alta precisão iniciaram neste domingo a perfuração do último trecho de terreno na operação para resgatar 33 mineiros presos há 10 dias em uma mina no sul do Chile.

As autoridades indicaram que devem chegar ao ponto onde os mineiros estão presos entre segunda e terça-feira - mas admitem não saber se os encontrarão vivos.

De acordo com Laurence Golborne, ministro chileno da Mineração, duas das escavadeiras mudarão sua técnica de perfuração neste domingo por uma de alta precisão, conhecida como diamantina - que, além de perfurar, permite que a máquina seja programada para localizar seu alvo com exatidão.

O objetivo é alcançar um ponto a 700 metros de profundidade na mina de San José, na cidade de Copiapó (800 km a norte de Santiago), onde o grupo de mineiros ficou preso após um acidente.

Golborne, que supervisiona pessoalmente os trabalhos de perfuração, indicou que as máquinas utilizadas na operação foram trazidas dos Estados Unidos e da Austrália.

No sábado, o presidente Sebastián Piñera visitou o local e disse ter esperanças de que os mineiros sejam resgatados com vida, uma vez que "há condições no lugar onde estão presos, tanto de ventilação quando de disponibilidade de água".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h44

    0,23
    63.402,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host