UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 23h33

Potosi flexibiliza greve após acordos preliminares com governo boliviano

POTOSI, Bolívia, 15 Ago 2010 (AFP) -A região andina de Potosi, no sul da Bolívia, flexibilizou neste domingo a greve que mantém há 18 dias, com o desbloqueio de uma estrada após choques que deixaram 10 feridos e acordos preliminares com o governo, informou um dos líderes do protesto.

Mesmo assim, cerca de mil manifestantes ainda mantêm uma greve de fome e 13 turistas estrangeiros continuam presos na área.

Para suspender definitivamente os protestos, Potosi quer um acordo para atender às seis demandas pontuais que são discutidas rapidamente desde sábado em Sucre.

Entre as demandas, estaõ a questão dos limites entre Potosi e Oruro, a reativação de uma mineradora, a construção de um aeroporto e de uma fábrica de cimento e a preservação do Cerro Rico, deteriorado pela exploração indiscriminada da prata na região.

O líder do protesto em Potosi, Celestino Condori, ordenou a liberação da principal estrada que liga a região a Oruro e La Paz, mas outras vias para a Argentina, para o Chile e para o interior do país continuam bloqueadas.

Antes do anúncio, mineiros manifestantes entraram em conflito com motoristas e passageiros que foram impedidos de seguir pela estrada. Segundo Mario Hinojosa, comandante da polícia de Potosi, os distúrbios terminaram com 10 pessoas feridas.

Além disso, "30 ou 40 veículos foram danificados", acrescentou.

Condori, presidente do Comitê Cívico Potosinista (Comcipo), ordenou o desbloqueio da estrada em uma entrevista coletiva em Sucre, onde líderes civis de Potosi e vários ministram negociam acordos para atender as seis demandas da região.

"Por instrução do comitê de greve e de mobilizações do Comcipo, determinei a liberação da guarita de San Antonio (onde fica a conexão com Oruro e a passagem para La Paz) para evitar enfrentamentos com passageiros e motoristas", que estão presos no local há várias semanas, disse Condori.

Após dois dias de negociações a toque de caixa, já "temos acordos praticamente consolidados", anunciou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host