UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 14h34

Blair doará lucro de autobiografia a entidade beneficente

LONDRES, 16 Ago 2010 (AFP) -O ex-premier britânico Tony Blair doará a totalidade dos lucros que obtiver na venda de sua autobiografia a uma organização beneficente dedicada à reabilitação de veteranos de guerra, anunciou nesta segunda-feira um porta-voz de seu escritório.

"A Journey" ("Uma viagem"), que foca na década que Blair passou em Downing Street até sua saída em 2007, chegará às livrarias em 1° de setembro e deverá tornar-se rapidamente sucesso de vendas.

O ex-premier trabalhista (1997-2007) destinará 4,6 milhões de libras (7,2 milhões de dólares), que segundo a imprensa recebeu como adiantamento pelo livro e pelos direitos autorais, à Battle Back Challenge Centre, da organização beneficente britânica Royal British Legion.

"Tony Blair decidiu, ao deixar o cargo, que doaria todos os lucros obtidos com suas memórias a uma organização beneficente das forças armadas para reconhecer o enorme sacrifício que fizeram pela segurança de nosso povo e do mundo. É o caso da Royal British Legion", disse seu porta-voz.

O centro, destinado à reabilitação de soldados feridos, terá um custo de 12 milhões de libras e abrirá suas portas em meados de 2012.

A doação foi qualificada de "muito generosa" pelo diretor-geral da Royal British Legion, Chris Simpkins.

A coalizão Stop the War acusou Blair, cuja fortuna é estimada em mais de 15 milhões de libras, de tentar "comprar sua inocência" depois de suas decisões controversas de participar, junto com os Estados Unidos, das intervenções no Iraque e no Afeganistão.

"As guerras de Iraque e Afeganistão resultaram na morte sem sentido de centenas de soldados britânicos e de milhares de civis inocentes", declarou um porta-voz da coalizão antiguerra britânica.

"Nenhum dinheiro lavará o sangue das mãos dele", completou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host