UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 23h06

EUA: Justiça bloqueia casamento gay na Califórnia

LOS ANGELES, 16 Ago 2010 (AFP) -Uma corte federal da Califórnia bloqueou nesta segunda-feira a retomada dos casamentos homossexuais nesse estado, para permitir a análise das apelações contra o matrimônio gay, depois que um juiz os reabilitou na semana passada.

A decisão da corte federal de apelações ocorre horas depois de os oponentes ao casamento gay pedirem a manutenção da proibição sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo neste estado da costa oeste.

Segundo a Nona Corte de Apelações de Los Angeles, os casamentos gays ficarão suspensos até a audiência da apelação, no mês de dezembro, em San Francisco.

A apelação destaca que na "Califórnia, em outros 44 estados (dos Estados Unidos) e na grande maioria dos países do mundo continuam traçando uma linha" entre as uniões gays e as heterossexuais, "porque o casamento serve a um interesse vital para a sociedade": criar "uniões estáveis e duradouras destinadas a gerar as próximas gerações".

Na semana passada, o juiz Vaughn Walker autorizou o reinício dos casamentos entre homossexuais para 18 de agosto, ao concluir que o referendo que proibiu o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo era discriminatório e violava a Constituição dos Estados Unidos.

Em torno de 18.000 casais formados por gays e lésbicas contraíram matrimônio entre maio e novembro de 2008, quando o casamento homossexual foi permitido brevemente no estado da Califórnia.

Atualmente, apenas os estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, assim como a capital Washington, reconhecem o casamento homossexual.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o procurador geral, Jerry Brown, apoiam a retomada imediata do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O referendo contra o casamento gay foi aprovado por 52% dos eleitores em novembro de 2008, apenas seis meses após o Supremo da Califórnia dar sinal verde ao matrimônio homossexual.

Especialistas acreditam que a questão será resolvida apenas pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host