UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 16h02

Rússia anuncia ter apagado incêndios perto do centro nuclear de Sarov

MOSCOU, 16 Ago 2010 (AFP) -As autoridades russas anunciaram nesta segunda-feira terem apagado incêndios que ameaçavam o centro nuclear de Sarov, a 500 km a leste de Moscou, afirmando que a situação está sob controle, ao mesmo tempo em que a opinião pública teme um ocultamento de informação.

Segundo a célula de crise, milhares de bombeiros e militares mobilizados nos últimos dias para impedir a propagação do fogo ao centro nuclear de Sarov apagaram os principais focos.

"As observações aéreas mostraram que a situação se apresenta estável, em seu conjunto, e que tudo está sob controle", afirmam os integrantes dessa célula, citados pela agência de notícias Interfax.

O primeiro-ministro Vladimir Putin disse que os serviços florestais contavam com dotação anual de 20 bilhões de rublos (500 milhões de euros, 638 milhões de dólares).

"Não é uma soma pequena. Poderia ter dado os resultados desejados, mas não foi o caso", declarou Putin, exigindo solução definitiva para os incêndios recorrentes nos arredores de Moscou.

Outros focos continuavam causando estragos nesta segunda-feira em 45.000 hectares e a opinião pública preocupa-se com as contradições nas informações das autoridades sobre um possível risco nuclear.

Uma frente fria está entrando na Rússia pelo noroeste, ameaçando Moscou com tempestades violentas, depois do fogo que deixou 54 mortos em todo o país, arrasando quase um milhão de hectares desde o final de julho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host