UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 15h04

Terremoto é registrado em ilha no sul da Itália; não há feridos

ROMA, 16 Ago 2010 (AFP) -Nenhuma pessoa ficou ferida nesta segunda-feira pelo terremoto registrado por volta das 13h00 GMT (10h00 de Brasília) na ilha de Lipari, no arquipélago das Eólias, na Sicília, sul da Itália, informaram fontes oficiais.

A Defesa Civil italiana confirmou à AFP que o terremoto teve magnitude de 4,5 graus na escala Richter, e informou que ninguém foi gravemente ferido.

"Ninguém foi hospitalizado", declarou à AFP um dirigente da Defesa Civil, que enviou uma equipe especial à região no caso de outros tremores serem sentidos.

As emissoras de televisão anunciaram inicialmente que em torno de quatro pessoas tinham ficado feridas, com arranhões leves, sem necessidade de internação.

O tremor foi sentido sobretudo pelos moradores de Lipari, um dos destinos do turismo de verão, onde muitas pessoas saíram às ruas em pânico.

Um grupo de turistas que estava nas praias da ilha foi resgatado por unidades da Guarda Costeira, enquanto embarcações vigiavam a costa, lotada de iates com celebridades e personalidades que passam suas férias na região, entre elas o presidente do Senado italiano, Renato Schifani, que foi retirado do local após o deslizamento de rochas e pedras perto de seu barco.

O epicentro do terremoto foi registrado a seis quilômetros de Lipari, a uma profundidade de 19 quilômetros, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, que conta com uma sede especializada na ilha de Stromboli para a observação do vulcão de mesmo nome, ainda em atividade.

Em 6 de abril de 2009, um terremoto arrasou a cidade medieval de L'Aquila (centro), deixando um balanço de 308 mortos e 80.000 pessoas desabrigadas.

A Itália registra regularmente uma importante atividade sísmica em seu território.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host