UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 15h49

EUA: a dívida explicada às crianças em termos nem sempre elementares

WASHINGTON, 17 Ago 2010 (AFP) -O Departamento do Tesouro americano está lançando nesta semana um site para explicar às crianças as bases da dívida pública, em termos nem sempre elementares.

"A maior parte dos títulos da dívida (...) são considerados 'negociáveis' porque podem ser comprados e vendidos, por um adulto, no mercado secundário, após terem sido comprados do Tesouro", lê-se, por exemplo, no site TreasuryDirect Kids, na rubrica "o B-A bá dos títulos do Tesouro".

No entanto, o Tesouro explica aos mais jovens americanos que não têm que se preocupar com esses mecanismos complicados porque detêm com frequência outros papéis, chamados de "títulos de poupança" ("saving bonds"), oferecidos por sua família.

Ora, "os títulos de poupança não são 'negociáveis' porque um detentor específico (que poderia ser uma criança) é registrado, não podendo serem comprados ou vendidos a outras pessoas no mercado secundário por corretores e gerentes", diz a cartilha do governo.

Mas se me deram, por exemplo, uma obrigação a dez anos (T-Note), o que acontece?

"Com as T-Notes você recebe juros do Estado a cada seis meses. Quando as negocia, depois de dez anos, o Estado paga valor total ou 'valor de face'", responde o site TreasuryDirect Kids.

"Hoje, mais do que nunca, é particularmente importante concentrar nossos esforços para educar a próxima geração a respeito do dinheiro", informou a comissária da dívida pública, Van Zeck, citada num comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host