UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 19h35

EUA: ex-governador é considerado culpado de mentir ao FBI

CHICAGO, 17 Ago 2010 (AFP) -O ex-governador de Illinois Rod Blagojevich foi considerado culpado nesta terça-feira de dar depoimento falso ao FBI, mas houve impasse quando o júri começou a avaliar outras 23 acusações de corrupção ligadas à cadeira deixada vaga no Senado pelo presidente Barack Obama.

O juiz James Zagel pediu esclarecimentos em uma nota aos jurados e, antes de declarar a nulidade do julgamento, a expectativa era que os instruísse para continuar suas deliberações até chegar a um consenso, ao menos sobre algumas das 24 acusações, que incluem crime organizado, tentativa de extorsão, fraude, suborno e falso testemunho a agentes federais.

Diante da possibilidade de ter de começar de novo, os promotores prometeram voltar a acusar Blagojevich, 53 anos. O julgamento, que já dura dois meses, rendeu cenas impressionantes pelo tom da linguagem empregada, a maior parte contra o governador e sua decisão sobre o sucessor de Obama no Senado federal quando este assumiu a presidência.

"Vou te falar, tenho uma puta oportunidade e não vou entregá-la por merda", disse Blagojevich a seu então assistente, Doug Scofield, segundo uma gravação.

Depois de as gravações de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça terem sido divulgadas, o governador foi destituído em 29 de janeiro de 2009 pelos senadores de Illinois.

Blagojevich foi acusado de tentar vender a cadeira no Senado e, segundo a promotoria, usou seu cargo para obter dinheiro, contribuições para sua campanha eleitoral, favores políticos e garantir empregos bem remunerados para ele e sua mulher.

Barack Obama renunciou ao Senado americano depois de ser eleito presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro de 2008. Nesses casos, corresponde ao governador do estado representado pelo senador nomear um substituto até a próxima eleição legislativa.

Cinco governadores de Illinois já foram acusados ou presos por fraudes ou subornos. O republicano George Ryan, predecessor de Blagojevich, cumpre atualmente seis anos e meio de prisão por fraude.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,78
    3,282
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h42

    -1,73
    61.555,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host