UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 17h55

Obama sai de férias... com seu conselheiro de combate ao terrorismo

SEATTLE, EUA, 17 Ago 2010 (AFP) -O conselheiro de Barack Obama para o combate ao terrorismo vai acompanhá-lo em suas férias, revelou nesta terça-feira um porta-voz da Casa Branca, oito meses depois de o descanso presidencial no Havaí ter sido interrompido por um atentado frustrado contra um avião.

"John Brennan viajará" para Martha's Vineyard, uma ilha exclusiva na costa de Massachusetts (nordeste) onde Obama vai passar dez dias com a família a partir de quinta-feira, indicou seu porta-voz, Bill Burton, durante a visita de Obama a Seattle (Washington, noroeste).

Brennan, um veterano da CIA recrutado por Obama em 2009, foi uma das faces do governo americano durante a crise provocada pelo atentado frustrado contra um avião de passageiros próximo a Detroit (Michigan, norte), no Natal.

Essa tentativa de um jovem nigeriano instruído pela Al-Qaeda expôs as carências dos serviços de inteligência americanos, mais de oito anos depois dos atentados de 11 de setembro, e interromperam as férias de Natal de Obama, que descansava em seu estado natal do Havaí (Pacífico).

Em 7 de janeiro, depois de Obama ter assumido a responsabilidade pelo fracasso do sistema, Brennan confessou à imprensa que havia dito ao presidente que não estava à altura de sua missão, mas Obama o manteve em seu posto.

Segundo Burton, dois outros conselheiros de Obama, Valerie Jarrett - uma amiga de longa data do casal presidencial - e Pete Rouse, também irão a Martha's Vineyard com os Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host