UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 18h41

Governo ameaça xerife do Arizona por discriminação

WASHINGTON, 18 Ago 2010 (AFP) -O governo dos Estados Unidos prepara uma ação legal contra o xerife do estado do Arizona Joe Arpaio, por não colaborar com uma investigação sobre discriminação contra imigrantes ilegais, informaram fontes oficiais à AFP nesta quarta-feira.

"Não duvidaremos em abrir um processo, a partir de 17 de agosto, caso o condado de Maricopa prossiga com sua posição de não colaborar com a investigação do Departamento de Justiça", assinala uma carta enviada a Arpaio em 3 de agosto passado.

Joe Arpaio, de 78 anos, xerife de Maricopa desde 1992, é acusado de apoiar a discriminação contra imigrantes hispânicos ilegais.

O Departamento de Justiça abriu uma investigação, em março passado, sobre a discriminação no Arizona, mas não obteve a cooperação necessária do xerife.

Arpaio é criticado por seus métodos, que incluem grandes operações policiais contra imigrantes sem documentos em ruas, fábricas e até na saída de supermercados.

O xerife "sempre cumpriu com suas responsabilidades honestamente e observando as leis estaduais e federais", explicou Asheesh Agarwal, porta-voz de Arpaio, em um e-mail enviado à AFP.

Os advogados do xerife solicitaram uma nova reunião com os agentes federais na próxima semana, revelou o porta-voz do Departamento de Justiça, Xochitl Hinojosa.

O Departamento de Justiça exige que Arpaio entregue documentos e permita uma ampla investigação em seu condado.

Arizona é palco de uma áspera disputa entre partidários da linha-dura contra a imigração ilegal e os defensores dos imigrantes. O governo estadual aprovou uma lei que exige da polícia o combate à imigração ilegal, mas a justiça suspendeu parte desta legislação em julho passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host