UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 12h04

Operação da Otan termina com 27 reféns liberados e 5 mortos

KANDAHAR, Afeganistão, 18 Ago 2010 (AFP) -As forças internacionais e o exército afegão executaram uma operação contra uma "prisão" dos insurgentes talibãs no sul do Afeganistão, libertando 27 reféns, mas provocando a morte de outros cinco, informaram nesta quarta-feira a Otan e as autoridades locais.

Os voluntários humanitários e trabalhadores afegãos estavam presos em celas ocultas no vilarejo de Shair Ghazi, na instável província de Helmand.

"Vinte e sete prisioneiros foram liberados, mas oito talibãs e, infelizmente, cinco prisioneiros morreram durante a operação, executada na noite de terça-feira", afirmou Daud Ahmadi, porta-voz do governo provincial.

Dois dos reféns mortos na operação eram afegãos que trabalhavam para a ONG americana International Relief and Development. Eles haviam sido sequestrados em junho, ao lado de três colegas que foram liberados.

As forças da Otan confirmaram a operação em um comunicado, mas destacaram que os 13 mortos eram insurgentes e que nenhuma vítima era civil.

Segundo a Otan, os prisioneiros foram torturados pelos talibãs durante a detenção.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host