UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 19h56

Pauta das principais notícias da AFP

RIO DE JANEIRO, 18 Ago 2010 (AFP) -=== PRINCIPAIS NOTÍCIAS === CARACAS: Jornal venezuelano publica espaços em branco para protestar contra censura

EUA/POLÍTICA: Republicanos oferecem apenas 'cinismo' e 'medo' (Obama)

GENEBRA: ONU recomenda investigação urgente de vínculos entre mudanças climáticas e eventos extremos

NOVA YORK: GM dá o primeiro passo para o retorno recorde à Bolsa de Valores

SANTIAGO: Economia chilena dá forte salto após terremoto de fevereiro

RIO-2016: COB fala em modernizar alguns esportes na Rio-2016, as primeiras olimpíadas da América do Sul

--- AMÉRICA LATINA --- CARACAS:

Jornal venezuelano publica espaços em branco para protestar contra censura

O jornal venezuelano El Nacional acatou a decisão de um tribunal que ordenou que não publique informações ou fotos sobre fatos de violência, e optou por deixar espaço em branco em sua edição desta quarta-feira, preenchidos apenas pela palavra "censurado" em letras vermelhas.

(Venezuela-política-justiça-imprensa, Prev, já transmitida)

BOGOTÁ:

Ex-senador colombiano é condenado por vínculos com grupos paramilitares

A Corte Suprema de Justiça da Colômbia condenou a sete anos e cinco meses de prisão o ex-senador Luis Humberto Builes, do partido Cambio Radial, pela promoção de grupos armados.

(Colômbia-justiça-conflito-política,Prev, 511 palavras, já transmitida)

----- CLIMA ---- GENEBRA:

ONU recomenda investigação urgente de vínculos entre mudanças climáticas e eventos extremos

Cientistas climáticos precisam estudar com urgência as mudanças nas correntes atmosféricas ligadas a inundações devastadoras no Paquistão e incêndios florestais na Rússia, alertaram entidades climáticas da ONU esta quarta-feira.

(ONU-clima-Rússia-Paquistão,Prev, 702 palavras, já transmitida)

ISLAMABAD:

Paquistão recebe US$ 300 milhões, mas ajuda continua lenta

O Paquistão, devastado pelas inundações, informou já ter recebido 300 milhões de dólares em ajuda internacional, mas o fluxo de fundos continua sendo lento, principalmente para uma tragédia que já matou pelo menos 1.400 pessoas e afetou outras 20 milhões.

(Paquistão-clima-inundações, acompanhamento)

--- EUA/POLÍTICA --- MIAMI:

Obama: republicanos oferecem apenas 'cinismo' e 'medo'

=(FOTOS)=

Barack Obama acusou nesta quarta-feira seus adversários republicanos de oferecerem apenas "o cinismo" e "o medo" aos americanos, fortalecendo seu discurso de campanha a dois meses e meio das eleições legislativas que decidirão sua margem de manobra na Casa Branca.

(EUA-política-economia-eleições,Prev, a ser transmitida)

----- RIO JO 2016 ---- CIDADE DE CINGAPURA:

Nuzman fala em modernizar Rio-2016

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que também preside o comitê organizador dos Juegos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, afirmou nesta quarta-feira em Cingapura que tem uma visão progressista e está disposto a modernizar alguns esportes nas primeiras Olimpíadas da América do Sul.

(JO-2016-BRA-JOJ-2010-Juventude-CIN, 400 palavras, já transmitida)

----- ÁSIA ---- PEQUIM:

Pequim critica relatório de defesa americano e Ásia se mantém alerta

A China criticou nesta quarta-feira o departamento de Defesa dos Estados Unidos por afirmar que Pequim "continua incrementando" sua capacidade militar, uma preocupação que encontra eco em outros países da região, como Taiwan e Japão, que acompanham com atenção o fortalecimento de seu poderoso vizinho.

(EUA-China-Taiwan-Japão-defesa, 500 palavras, já transmitida)

CABUL:

Governo afegão segue exemplo iraquiano e cria milícias locais

Por Sardar AHMAD

O governo afegão anunciou nesta quarta-feira a criação de milícias locais encarregadas de defender os moradores contra os talibãs - uma iniciativa próxima a dos grupos contra a Al-Qaeda utilizados com sucesso no Iraque pelo exército americano para reprimir a insurreição.

(Afeganistão-Iraque-conflito-milícias,Prev-Central, 562 palavras, já transmitida)

--- EUROPA --- CIDADE DO VATICANO:

Papa vai se encontrar com a rainha Elizabeth II durante visita à Inglaterra

O Papa Bento XVI terá um encontro com a rainha Elizabeth II, chefe oficial da Igreja anglicana, ao desembarcar no dia 16 de setembro, na Grã-Bretanha, para uma visita a ser concluída em 19 de setembro.

(Papa-Vaticano-religião-GB-viagem,Nota, 534 palavras, já transmitida)

CIDADE DO VATICANO

Vaticano esclarece polêmico pagamento de entradas para ver o Papa na Inglaterra

O Vaticano explicou nesta quarta-feira a polêmica sobre a cobrança para ver o Papa durante a viagem de Bento XVI, em setembro, à Grã-Bretanha, esclarecendo que os fiéis não vão pagar "uma entrada" para assistir às missas.

(Papa-Vaticano-religião-GB,Nota, já transmitida)

BRUXELAS:

Comissão Europeia acompanha com preocupação a repatriação de ciganos

A Comissão Europeia afirmou nesta quarta-feira que está acompanhando atentamente a polêmica repatriação de ciganos romens e búlgaros que a França prepara para os próximos dias, aconselhando o governo francês a respeitar as regras sobre a proteção dos cidadãos europeus.

(França-política-cigano, 650 palavras, já transmitida)

---- ECONOMIA ---- NOVA YORK:

GM dá o primeiro passo para o retorno recorde à Bolsa de Valores

A montadora de automóveis americana General Motors (GM) apresentou nesta quarta-feira às autoridades de mercados de capitais sua proposta de oferta pública inicial de ações (IPO, da sigla em inglês), uma das mais importantes nos Estados Unidos, segundo documento publicado no site da Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana).

(EUA-eco-Auto-empresas-bolsa,Prev, 483 palavras, já transmitida)

SANTIAGO,:

Economia chilena dá forte salto após terremoto de fevereiro

=(INFOGRAFIA)=

Um aumento da demanda interna e a reconstrução depois do forte terremoto que atingiu o país em fevereiro passado deram um grande impulso à economia chilena, que no segundo trimestre de 2010 cresceu 6,5%, sua maior alta em cinco anos.

(Chile-PIB-terremoto-crescimento-indústria,Prev, 549 palavras, já transmitida)

WASHINGTON:

Obama defende suas realizações econômicas para os americanos

Por Tangi QUEMENER

=(FOTOS)=

Com a aproximação das eleições que determinarão a sua futura margem de manobra no legislativo, o presidente Barack Obama se desdobra para convencer os americanos dos bons fundamentos de sua política econômica e social - uma tarefa difícil em um momento de desemprego elevado.

(EUA-política-economia-desemprego-eleições,Prev-ngulo, 609 palavras, já transmitida)

KIEV:

Ucrânia adia sua decisão sobre redução das exportações de cereais

A Ucrânia, um dos maiores exportadores de cereais do mundo, adiou por uma semana sua decisão de reduzir as vendas de grãos para o exterior, esperada inicialmente para esta quarta-feira.

(Ucrânia-agricultura-comércio-clima-seca, 450 palavras, já transmitida)

---- SOCIEDADE, ARTES E CIÊNCIAS ----- NOVA YORK:

Debate sobre mesquita esquenta, e WTC emerge dos escombros

=(FOTOS)=

A controvérsia nos Estados Unidos pelo projeto de uma mesquita no sul de Nova York ocorre num momento em que o vazio existente desde 2001 no desolado Marco Zero apenas começa a ser preenchido.

(EUA-atentado-Islã-urbanismo,Prev, 547 palavras, já transmitida)

PARIS:

Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas

A descoberta de uma estrela de nêutrons com um forte campo magnético gerado pelo colapso de um astro com grande massa, que deveria ter criado um buraco negro, está intrigando os astrônomos, por quesionar a teoria sobre a evolução das estrelas, segundo um trabalho publicado nesta quarta-feira pela revista "Astronomy and Astrophysics".

(Astronomia-estrelas,Prev, 441 palavras, já transmitida)

PARIS:

Angelina Jolie: atriz e embaixadora do Acnur, seduz nos dois papéis

A estrela de Holywood Angelina Jolie, que está em viagem pela Europa para promover seu novo filme, "Salt", no qual interpreta uma espiã, não esquece o papel como embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), com pedidos de ajuda e doações pessoais para ajudar as vítimas das inundações no Paquistão.

(França-EUA-Cinema-Gente-Acnur-Paquistão, 500 palavras, já transmitida)

--- CONTATOS --- Chefe do Desk: Solange Dadalti

Tel. +5521 2217 00 25 ramal 302 e 304

Fax. +5521 2262 23 99

Agence France-Presse

Rio de Janeiro, Brasil

AFP

Concluindo nesta quarta-feira à noite em Miami (Flórida, sudeste) uma viagem pelos Estados Unidos com forte teor eleitoral que o levou a cinco estados em três dias, Obama atacou seus adversários na questão do déficit orçamentário federal.

A política seguida pelos republicanos quando estavam no poder na Casa Branca durante oito anos até o início de 2009 levou "de excedentes recordes a déficits recordes", afirmou durante uma reunião em favor dos candidados democratas nas eleições de 2 de novembro.

"Esses tipos (os republicanos) affirment maintenant que les démocrates sont le parti dépensier", a indiqué le président, en ironisant sur "le déficit de 1.300 milliards de dollars qui m'attendait dans un paquet cadeau quand je suis arrivé à la Maison Blanche", alors que le président démocrate Bill Clinton était parti en laissant un excédent à George W. Bush début 2001.

"Je sais que les temps sont durs", avait auparavant reconnu M. Obama face à un parterre de démocrates à Columbus (Ohio, centre) lors d'une réunion de levée de fonds pour la réélection du gouverneur de cet Etat qui, comme la Floride, est stratégique sur la carte électorale américaine.

"Et lorsque les temps sont durs, cela peut être facile de se laisser aller au cynisme, facile de se laisser aller à la peur. De revoir nos ambitions à la baisse. De dresser les gens les uns contre les autres", avait ajouté le président.

Les républicains "comptent là-dessus. Ils n'offrent pas de nouveaux projets, pas de nouvelles idées, ils offrent juste du cynisme, ils offrent de la peur. Mais ce n'est pas ce que nous sommes, ce n'est pas le pays que je connais", s'est exclamé le président.

"Nous n'avons pas peur de l'avenir, nous le définissons", a-t-il ajouté, après avoir à nouveau ironisé sur l'obstructionnisme professé selon lui par les républicains au Congrès, assurant que le slogan de ces adversaires était "no we can't" (non, nous ne le pouvons pas), par opposition au "yes, we can" de sa propre campagne en 2007-2008.

Les démocrates détiennent actuellement les majorités aux deux chambres du Congrès. Les républicains espèrent leur tailler des croupières à la faveur du mécontentement des Américains face au bilan économique de l'équipe Obama, en période de chômage obstinément élevé.

M. Obama devait regagner Washington mercredi soir, avant de repartir dès jeudi matin pour Martha's Vineyard, l'île huppée du Massachusetts (nord-est) où il va passer 10 jours de vacances en famille.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host