UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 21h12

Produtores de maconha do Canadá usam ursos para proteger plantação

VANCOUVER, 18 Ago 2010 (AFP) -A polícia canadense anunciou, com espanto, esta quarta-feira, ter descoberto pelo menos 14 ursos selvagens sendo usados como animais de guarda de uma plantação ilegal de maconha, durante batida recente em uma propriedade no oeste do Canadá.

O sargento da polícia montada canadense Fred Mansveld disse que a polícia acredita que os dois produtores detidos na operação usaram ração de cachorro para atrair os animais para sua remota propriedade, no sudeste da Columbia Britânica, a fim de afugentar ladrões de erva.

A polícia costuma encontrar cães, guardas humanos ou armadilhas em locais de plantação. No entanto, os ursos não fizeram um bom trabalho quando os cinco policiais chegaram.

"Eram mansos, apenas se sentaram e ficaram observando... Em um determinado momento, os ursos subiram no capô de um carro da polícia, se sentaram por um instante e depois saltaram", disse Mansveld.

Ele contou que os policiais que participaram da operação, em 30 de julho, estavam acostumados a lidar com animais selvagens e embora fossem cautelosos, não tiveram medo dos ursos pois perceberam que os animais não eram agressivos.

Ursos negros são comuns em todo o Canadá e com exceção de mães acompanhadas dos filhotes, normalmente vivem solitários na floresta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host