UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 21h09

Santos analisa acordo militar mais ambicioso com EUA

BOGOTÁ, 18 Ago 2010 (AFP) -O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta quarta-feira que analisa um acordo militar mais ambicioso com os Estados Unidos, após a decisão judicial que suspendeu a aplicação do tratado que previa a presença de militares americanos em sete bases colombianas.

"Vamos avaliar o passo seguinte e poderemos acertar algo inclusive mais ambicioso com os Estados Unidos, que levaremos ao Congresso", declarou Santos na ilha de San Andrés, que visitou após o acidente aéreo de segunda-feira.

Na véspera, a Corte Constitucional da Colômbia concluiu que o tratado com os Estados Unidos só terá validade se for aprovado pelo Congresso colombiano.

O acordo, firmado em outubro de 2009, autorizava a utilização de sete bases na Colômbia por tropas americanas que combatem o tráfico de drogas e o terrorismo.

Santos destacou hoje que a ajuda dos Estados Unidos na área de segurança vai prosseguir: "O importante é que a cooperação continua. A luta contra o narcotráfico, contra o terrorismo, não tem trégua, e a decisão da Corte não afeta em nada esta ajuda".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host