UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 09h50

Washington disposto a facilitar contato entre cubanos e americanos

WASHINGTON, 18 Ago 2010 (AFP) -O governo de Barack Obama vai facilitar os contatos entre americanos e cubanos e anunciará em breve medidas neste sentido, indicou um funcionário, que enfatizou, no entanto, que essas não afetarão o embargo imposto pelos Estados Unidos desde 1962.

"Estamos estudando os meios para reforçar os contatos entre as pessoas com Cuba. Anunciaremos medidas em breve", afirmou a fonte.

Na semana passada, o jornal The New York Times informou que o governo de Obama está disposto a suavizar as restrições em vigor para os americanos que desejarem viajar para Cuba.

As medidas facilitarão as viagens por motivos culturais, acadêmicos ou esportivos, e também o envio de dinheiro para a ilha, informou o Times, que cita fontes não identificadas do governo.

Obama não precisa da aprovação do Congresso para promulgar estas medidas, já que não entram em conflito aberto com o embargo contra a ilha vigente desde 1962 e reforçado em 1996 com a denominada Lei Helms-Burton.

O presidente já suavizou em março do ano passado as restrições para os cubano-americanos, que agora podem viajar e enviar dinheiro sem limites para a ilha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host