UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 06h43

Coreia do Norte confirma captura de pesqueiro sul-coreano

SEUL, 19 Ago 2010 (AFP) -A Coreia do Norte confirmou nesta quinta-feira ter em seu poder um pesqueiro sul-coreano que desapareceu em uma zona de fronteira litigiosa, anunciou a agência oficial norte-coreana KCN.

"As Forças Armadas norte-coreanas apreenderam em 8 de agosto um barco sul-coreano que estava pescando em nossa Zona Econômica Exclusiva (ZEE) no mar do Japão", afirma um comunicado da agência.

"Uma investigação preliminar mostrou que o barco, a bordo do qual estavam quatro sul-coreanos e três chineses, havia entrado em nossa ZEE (...) As investigações prosseguem", acrescente a nota.

A apreensão do pesqueiro "Daeseung 55" aumentou a tensão entre os dois países, no momento em que Seul executava importantes manobras navais perto da fronteira entre os dois países.

As manobras eram consideradas pela Coreia do Sul uma advertência ao regime comunista de Pyongyang, que Seul acusa de ter afundado em março um navio de guerra sul-coreano, provocando a morte de 46 marinheiros. Pyongyang nega qualquer envolvimento no naufrágio.

Na segunda-feira, 56.000 soldados sul-coreanos e 30.000 americanos iniciaram uma nova série de manobras militares conjuntas, apesar da oposição da China e das ameaças de represálias da Coreia do Norte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host