UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 12h18

EUA adiam para setembro fechamento definitivo de poço no Golfo do México

WASHINGTON, 19 Ago 2010 (AFP) -O governo dos Estados Unidos adiou para setembro o fechamento definitivo do poço danificado no Golfo do México, anunciou o almirante Thad Allen, encarregado pelo governo de coordenar a luta contra o maior vazamento de petróleo na história do país.

"Retomaremos na semana seguinte ao feriado do Dia do Trabalho", que este ano cai no dia 6 de setembro nos Estados Unidos, declarou Allen ao canal CNN.

As autoridades americanas previam inicialmente começar em meados de agosto a operação "bottom kill", que pretende cimentar o poço avariado 4.000 metros abaixo do leito marinho.

A operação acontecerá depois que o poço for tapado com barro e cimento com o procedimento "static kill", que acabou com o vazammento de petróleo em 15 de julho.

Allen explicou que a petroleira britânica BP, responsável pela catástrofe após a explosão de sua plataforma 'Deepwater Horizon' em 20 de abril, deve substituir uma válvula antiexplosão na saída do poço antes da execução da operação "bottom kill".

Esta válvula, situada a 1.500 metros de profundidade, foi a origem da explosão da plataforma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host