UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 06h15

Exército confirma saída da última brigada de combate dos EUA do Iraque

BAGDÁ, 19 Ago 2010 (AFP) -A última brigada "de combate" dos Estados Unidos deixou o Iraque com destino ao Kuwait, confirmou nesta quinta-feira um porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos, que manterão, no entanto, quase 50.000 soldados em território iraquiano para tarefas de "estabilização".

"A última cruzou (a fronteira com o Kuwait) por volta das 6H00 (0H00 de Brasília)", declarou à AFP o tenente-coronel Eric Bloom, sete anos e meio depois da invasão liderada por Washington e após a morte de centenas de milhares de pessoas.

A informação da saída da última brigada de combate dos Estados Unidos do Iraque já havia sido anunciada pela imprensa americana.

Imagens de TV mostraram um jornalista da rede MSNBC que viajava com a 4ª Brigada Stryker, da 2ª Divisão de Infantaria, cruzando a fronteira entre Iraque e Kuwait, como parte do movimento de tropas.

Segundo o jornal Los Angeles Times, a saída dos 360 veículos militares e dos 1.800 soldados da 4ª Brigada só será concluída no prazo de três dias, mas a maior parte da imprensa americana destacou que ela terminaria em questão de horas.

Na segunda-feira, o número de soldados dos Estados Unidos no Iraque chegava a 59.000, segundo dados oficiais.

Mas o número deve cair a 50.000 até 31 de agosto, quando o governo dos Estados Unidos pretende declarar o fim das operações de combate e mudar a missão para uma de treinamento e assessoria das tropas iraquianas.

O general Stephen Lanza, porta-voz militar, disse à rede MSNBC que a partir do final de agosto a missão americana mudará seu nome de "Operação Liberdade Iraquiana" para "Operação Novo Amanhecer".

Lanza destacou que o objetivo passará "de operações de combate para operações de estabilização".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    -0,93
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h33

    1,09
    68.715,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host