UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 07h10

Explosão deixa sete mortos no noroeste da China

PEQUIM, 19 Ago 2010 (AFP) -A detonação de uma bicicleta carregada de explosivos na região chinesa de Xinjiang deixou sete mortos e 14 feridos nesta quinta-feira, segundo o governo desta localidade do noroeste do país.

A polícia já prendeu um suspeito - o condutor da bicicleta - no local da explosão, no subúrbio da cidade de Aksu, informou à AFP Hou Hanmin, porta-voz do governo desta região autônoma.

O suspeito, que está ferido, pertence à etnia uigur, assim como a maioria das vítimas, completou Hou.

A lei marcial foi declarada e um grande número de policiais foram mobilizados na cidade, segundo o Centro de Informação sobre os Direitos Humanos e a Democracia, que tem sede em Hong Kong.

No fim de junho, a polícia chinesa anunciou o desmantelamento de um grupo terrorista em Xinjiang e acusou os integrantes do mesmo por um violento atentado durante os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

O grupo, de mais de 10 pessoas, cometeu alguns atentados desde 2008 nesta região que tem uma minoria muçulmana, onde segundo as autoridades chinesas existe uma ameaça "separatista".

Em Xinjiang, os uigures, uma minoria muçulmana de língua turca, denunciam há décadas a opressão política, religiosa e cultural das autoridades da China.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,71
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h26

    -1,93
    61.429,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host