UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 18h22

Israelenses e palestinos estão 'muito próximos' da retomada das negociações, dizem EUA


Em Washington (EUA)

Israelenses e palestinos estão mais próximos do que nunca da retomada das negociações de paz diretas, declarou nesta quinta-feira o porta-voz da chefe da diplomacia americana Hillary Clinton, após reuniões entre esta e várias personalidades políticas.

"Achamos que estamos muito, muito próximos de uma decisão das partes de retomar as negociações diretas. Ainda há detalhes a serem discutidos", declarou Philip Crowley à imprensa, sem dar mais detalhes.

Crowley indicou que Hillary havia se reunido com o ministro jordaniano das Relações Exteriores Nasser Judah, um importante defensor do diálogo entre os árabes, e com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, que representa o Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU).

O Quarteto poderá divulgar um comunicado apoiando as negociações diretas, suspensas desde dezembro de 2008.

"Se nos concentrarmos no ponto no qual queremos chegar, achamos que (...) os membros do Quarteto manifestarão seu apoio ao processo. Anunciaremos nosso apoio ao processo", disse Crowley. "E daremos ênfase (...) aos pontos particulares aos quais queremos chegar", disse.

"Ainda não estamos lá. Restam detalhes em que estamos trabalhando. Não vamos negociar em público", acrescentou o porta-voz.

"Queremos ter a certeza de que as partes entendem perfeitamente o que estão discutindo para que (...) sejamos capazes de avançar com este processo com expectativas razoáveis", concluiu.

Israel indicou que está disposto a retomar as negociações diretas, mas sem condições prévias, como o congelamento da colonização israelense na Cisjordânia. Os palestinos, por outro lado, exigem há meses a interrupção completa da colonização, e querem que um cronograma seja estabelecido para negociações de fronteiras definitivas e exigem que todas as questões centrais sejam resolvidas em 24 meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host