UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 23h04

Segurança privada substitui tropas que abandonam Iraque

WASHINGTON, 19 Ago 2010 (AFP) -O número de agentes das empresas privadas de segurança que atuam no Iraque vai dobrar e chegar a 7 mil homens com a saída das tropas americanas do país, revelou nesta quinta-feira o departamento de Estado.

A saída das últimas tropas americanas do Iraque deverá ser compensada com a presença das forças de segurança iraquianas, mas "ainda teremos nossas próprias necessidades em matéria de segurança, envolvendo nossos diplomatas e nossos especialistas em desenvolvimento", explicou o porta-voz do departamento de Estado Philip Crowley.

Segundo Crowley, a maior parte das empresas de segurança dos Estados Unidos prosseguirá exercendo distintas missões no Iraque.

"Temos empresas que vigiam nossa embaixada e teremos, como ocorre hoje, empresas que nos ajudam nos nossos deslocamentos, custodiando nosso pessoal quando viaja pelo Iraque".

A última brigada "de combate" americana abandonou o Iraque nesta quinta-feira, mas cerca de 50 mil soldados dos EUA permanecerão no território iraquiano para formar as Forças Armadas locais, partindo apenas no final de 2011.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h47

    1,84
    63.816,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host