UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 08h13

UE: Grécia cumpriu requisitos para receber segunda parcela da ajuda

BRUXELAS, 19 Ago 2010 (AFP) -A Comissão Europeia afirmou nesta quinta-feira que a Grécia cumpriu com os requisitos exigidos para receber a segunda parte do empréstimo dos Estados membros da Eurozona, aprovado para que o governo grego consiga reduzir seu déficit e dívida públicos.

"A Grécia alcançou um saneamento orçamentário impressionante durante o primeiro semestre de 2010, e já fez rápidos progressos em suas principais reformas estruturais", comemorou o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, recomendando aos Estados membros da Eurozona que desbloqueiem a segunda parte do empréstimo.

Um porta-voz da Comissão estimou que os fundos serão transferidos para Atenas "logo", sem indicar uma data.

No começo do mês, tanto a União Europeia (UE) quanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciaram que a Grécia havia passado com êxito no primeiro teste de suas contas públicas, três meses depois de implementar um plano de ajuste sem precedentes para corrigir seu déficit público.

Em troca deste plano, a Eurozona e o FMI aprovaram em maio um empréstimo de 110 bilhões de euros (141 bilhões de dólares) em três anos, destinado a evitar a falência do Estado grego e a reduzir o risco de que a crise se espalhasse pela UE.

A segunda parcela do empréstimo somará 9 bilhões de euros (11,5 bilhões de dólares).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host