UOL Notícias Notícias
 
20/08/2010 - 01h26

EUA anunciará novo diálogo direto entre Israel e palestinos

WASHINGTON, 20 Ago 2010 (AFP) -A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, anunciará nesta sexta-feira que Israel e os palestinos retomarão as negociações de paz diretas, pela primeira vez em 20 meses, revela o site do jornal New York Times na noite desta quinta.

O jornal, que cita dois funcionários que pediram anonimato, afirma que o primeiro-ministro israelense, Benjamín Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, aceitaram conversar e serão recebidos em Washington, nos primeiros dias de setembro, para retomar as negociações.

"Pensamos que estamos muito, mas muito perto do início de negociações diretas...", disse o porta-voz do departamento americano de Estado, Philip Crowley.

Segundo Crowley, Clinton consultou o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judah, uma figura árabe chave nos diálogos de paz, e o ex-premier britânico Tony Blair, que representa o Quarteto para o Oriente Médio, integrado por Estados Unidos, Rússia, ONU e União Europeia.

O quarteto poderá, inclusive, emitir um comunicado de apoio ao diálogo direto, suspenso desde dezembro de 2008.

"Acreditamos que, se atingirmos o ponto que esperamos chegar, os membros do Quarteto demonstrarão seu apoio ao proceso...", destacou Crowley.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host