UOL Notícias Notícias
 
20/08/2010 - 17h18

EUA: funcionários iniciam giro que incluirá Brasil para defender sanções ao Irã

WASHINGTON, EUA, 20 Ago 2010 (AFP) -Funcionários dos Estados Unidos iniciaram, esta sexta-feira, um giro por oito países, entre eles o Brasil, para insistir na aplicação das sanções impostas ao Irã por Washington e as Nações Unidas, em face do programa nuclear da República Islâmica, informou o Departamento do Tesouro.

Além do Brasil, a delegação, integrada por representantes do Tesouro, do Departamento de Estado e da Casa Branca, visitará o Bahrein, Equador, Japão, Líbano, Coreia do Sul, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Segundo um comunicado da instituição, durante as conversas, eles advertirão que os bancos estrangeiros põem em risco seu acesso ao sistema financeiro norte-americano, se continuarem fazendo negócios com empresas incluídas na lista negra.

Stuart Levey, encarregado do Tesouro para as sanções ao Irã, instou os governos a ficarem atentos e tomarem medidas para evitar que o regime de Teerã consiga eludi-los, tendo acesso ao sistema financeiro mundial com propósitos ilícitos.

No começo de junho, o Brasil votou contra as novas sanções impostas a Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU, mas o presidente Lula assegurou que, apesar de sua posição, cumprirá as sanções.

Já o Equador integra a lista de países perigosos para o sistema financeiro internacional, junto com Irã, Angola, Coreia do Norte e Etiópia.

Em 9 de junho, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução que reforça as sanções internacionais e a iniciativa foi seguida rapidamente por Estados Unidos e União Europeia, que adotaram, por sua vez, severas sanções unilaterais.

Paralelamente, as potências ocidentais, que suspeitam que o Irã quer obter a bomba atômica sob o disfarce de um programa nuclear civil, tentam convencer Teerã a voltar à mesa de negociações.

A República Islâmica enriquece urânio a 20% e alega que precisa dele para abastecer suas futuras usinas elétricas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host