UOL Notícias Notícias
 
20/08/2010 - 20h30

Policiais reprimem professores que bloqueavam avenida em Honduras

TEGUCIGALPA, 20 Ago 2010 (AFP) -Centenas de policiais antimotins de Honduras retiraram violentamente nesta sexta-feira milhares de educadores que bloqueavam duas avenidas pedindo diálogo direto com o governo por salários não pagos, constataram jornalistas da AFP.

Exigindo diálogo direto com o presidente Porfírio Lobo, para definição do pagamento de montantes devidos pelo governo ao instituto de previdência da categoria, os professores ocuparam as avenidas Forças Armadas e Miraflores, no leste da capital, provocando um intenso congestionamento.

Em determinado momento, os policiais atacaram com bombas de gás lacrimogênio e paus, fazendo os professores retrocederem, dos quais em torno de 20 foram presos e outros ficaram levemente feridos.

Os professores, reunidos pela Federação de Colégios Magisteriais de Honduras (FOMN) refugiaram-se em seu bunker, a Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

Outro dirigente, Edgardo Casaña, disse que agora também exigem ao governo que lhes devolva o dinheiro deduzido de seu salário pelos dias não trabalhados por conta da greve.

O governo e os professores, que paralisam o trabalho há duas semanas, conseguiram há dez dias um acordo para solucionar a crise, motivada por uma dívida que o governo mantém com o Instituto de Previdência do Magistério (Inprema), que administra as aposentadorias.

O primeiro acordo entre as partes prevê que uma auditoria internacional determinará o montante da dívida, já que as partes não coincidem a esse respeito.

O governo comprometeu-se a pagar 94 milhões de dólares para honrar a dívida do Estado com o Inprema no mais tardar em 31 de dezembro.

No entanto, os professores estimam que o governo deduza do instituto em torno de 190 milhões de dólares, acumulados nos últimos dois anos por não cumprimento no pagamento das cotas que correspondem ao Estado como patrono.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host