UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 17h27

Chefe da Agência Internacional de Energia Atômica visita Israel

JERUSALÉM, 23 Ago 2010 (AFP) -O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, chegou nesta segunda-feira a Israel na primeira visita ao país desde que assumiu o cargo em dezembro, relatou a imprensa israelense.

O escritório do presidente Shimon Peres informou que os dois devem se encontrar na quarta-feira em Jerusalém.

Segundo o site Ynet, Amato se reunirá igualmente com o diretor da Comissão Israelense para Energia Atômica, Shaul Horev.

A visita do chefe da AIEA deve ajudar a normalizar as relações entre Israel e a agência da ONU que estiveram tensas durante a liderança do egípcio Mohamed ElBaradei. O ex-chefe da AIEA visitou Israel duas vezes durante seu mandato, informou o jornal israelense Haaretz.

Israel jamais reconheceu possuir um arsenal nuclear, mas dois especialistas estrangeiros afirmam que o Estado hebreu tem entre 100 e 300 ogivas nucleares.

Os dirigentes israelenses praticam a doutrina da "ambiguidade", que consiste em afirmar que seu país não será o "primeiro a introduzir o armamento nuclear no Oriente Médio".

Israel afirma que o Irã, suspeito, apesar de negar, de conduzir um programa nuclear com fins militares, representa uma ameaça à sua existência.

Inúmeros países da região, incluindo o Irã e a Síria, signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) consideram que a comunidade internacional deve primeiramente se preocupar com o arsenal nuclear de Israel, não signatário do TNP e, por isso, isento de inspeções internacionais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host