UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 16h42

Chile: mineiros estão em 'perfeito estado de saúde', diz médica

copiapo, Chile, 23 Ago 2010 (AFP) -Os 33 mineiros presos há 18 dias no interior de uma mina no norte do Chile estão em "perfeito estado de saúde", informou nesta segunda-feira a médica a cargo da operação de socorro, Paula Newman, depois de uma longa conversa com vários deles através de um interfone.

"Os 33 estão em perfeito estado de saúde", disse Newman a jornalistas nos arredores da jazida depois de realizar contato de "aproximadamente uma hora" com os mineiros através de um interfone, que lhes foi enviado por um pequeno duto pelo qual no domingo foi realizada a primeira comunicação.

"Estão ilesos, não há traumatismos", completou a médica, acompanhada do ministro da Mineração, Laurence Golborne.

Os mineiros, segundo Newman, "tem moléstias muito menores do que esperávamos", depois de permanecer 18 dias dentro da jazida, a 700 metros de profundidade e submetidos a altas temperaturas e umidade.

A médica também informou que foi entregue aos mineiros uma solução com 5% de glicose e um comprimido com Omeprazol, um medicamento para evitar que o estômago sofra possíveis úlceras de estresse por falta de alimento após tantos dias sem comer.

Os mineiros ficaram presos em 5 de agosto depois de um desmoronamento na mina de cobre e ouro, localizada a 800 km ao norte de Santiago.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    -0,01
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h49

    -0,11
    75.909,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host