UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 16h07

Chile: perfuração de 700 metros deverá levar vários meses

Copiapo, Chile, 23 Ago 2010 (AFP) -A Strada 950, uma perfuradora que chega nesta segunda-feira a uma jazida em San José, norte do Chile, ficará encarregada da operação final de resgate de 33 mineiros, operação que pode levar meses, abrindo um buraco por onde os homens presos a 700 metros de profundidade serão içados à superfície.

A máquina fará um enorme orifício vertical de em torno de 700 metros de extensão e 66 centímetros de largura para permitir a saída dos mineiros, segundo o que foi explicado pelas equipes de resgate.

O equipamento de perfuração é de procedência sul-africana e pertence à exploradora de cobre estatal Codelco, e será utilizado para abrir dutos de ventilação.

A máquina, uma perfuradora hidráulica, avança por dia em torno de oito a 15 metros e seu peso é de 30 toneladas, segundo dados fornecidos pela Codelco.

O equipamento foi desmontado para ser transportado à jazida San José, onde alguns de seus componentes já chegaram nesta segunda-feira, constatou a AFP.

Se os prazos divulgados no domingo pelo coordenador das equipes de resgate, André Sougarret, forem cumpridos, os mineiros poderão sair perto do Natal.

"O cordão umbilical já foi feito", disse Sougarret nesta segunda-feira, para ilustrar que a primeira parte da operação está pronta.

"Agora vem o desenho de engenharia, a topografia, e depois começa o trabalho de perfuração", completou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host