UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 07h05

Formação de governo na Austrália pode levar meses

SYDNEY, 23 Ago 2010 (AFP) -A formação de um governo de coalizão na Austrália pode levar meses, na opinião de muitos analistas, depois das eleições legislativas de sábado nas quais, pela primeira vez desde 1940, nenhum dos principais partidos obteve maioria parlamentar.

Os trabalhistas da primeira-ministra Julia Gillard e a oposição conservadora de Tony Abbott não alcançaram as 76 cadeiras necessárias para ter maioria no Parlamento, que tem 150 deputados.

Cada lado tenta convencer os três deputados independentes e um verde a aceitar um acordo para formar um governo de coalizão.

O Parlamento deve reunir-se 30 dias depois da comissão eleitoral confirmar o nome dos deputados, o que deve acontecer no máximo até 27 de outubro.

"Isto poderia permitir à primeira-ministra Julia Gillard convocar a Câmara de Representantes no mais tardar para 26 de novembro, o que daria até três meses de prazo para um acordo com os deputados independentes", afirmou Donald Rothwell, professor de Direito da Universidade da Austrália.

Gillard pode permanecer como chefe de Governo interina até esta data.

Mas Michael Coper, professor de Direito na mesma universidade, considera mais provável que Gillard ou Abbott alcancem um acordo para formar um governo antes desta data.

"Pela importância (da situação política) nos mercados, uma solução pode ser alcançada dentro de duas semanas", opinou o professor Ian McAllister, do memso centro de ensino.

Após a apuração de 75% dos votos, os trabalhistas têm 72 deputados e os conservadores pelo menos 70. De acordo com as projeções, cada lado pode ficar com 73 cadeiras cada.

Tanto Gillard como Abbott viajaram a Canberra para encontros com os três deputados independentes assim como com os verdes, que reforçaram sua presença no Senado.

De acordo com Gillard, que perdeu a vantagem que os trabalhistas tinham nas pesquisas há algumas semanas, o país deseja sobretudo um "governo estável, o que significa que a maioria dos australianos deseja um governo trabalhista".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    -1,04
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h51

    1,06
    68.696,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host