UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 12h02

Negociador palestino: Israel deve 'escolher entre colonização e paz'

RAMALLAH, Territórios Palestinas, 23 Ago 2010 (AFP) -Israel deve optar entre prosseguir com sua política de colonização e a paz, afirmou nesta segunda-feira o principal negociador palestino, Saeb Erakat, a dez dias da retomada do diálogo direto entre israelenses e palestinos.

"O governo israelense tem que escolher entre a colonização e a paz, não pode ter as duas coisas ao mesmo tempo", disse Erakat em Ramallah.

"Se (o primeiro-ministro israelense) Benjamin Netanyahu decidir lançar novas licitações depois de 26 de setembro, terá decidido pelo fim das negociações", advertiu.

O governo israelense decretou uma moratória parcial de dez meses para novas construções nos assentamentos judaicos nos territórios palestinos, que acaba na data citada por Erakat.

Netanyahu descartou em várias ocasiões a possibilidade de prolongar a moratória.

O premier israelense e o presidente palestino, Mahmud Abbas, retomarão no dia 2 de setembro em Washington as negociações diretas, estagnadas há 20 meses. A reunião será realizada sob os auspícios dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, do Egito, Hosni Mubarak, e do rei jordaniano Abdullah II.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host