UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 07h22

Paquistão retira desabrigados por inundações do sul do país

KARACHI, 23 Ago 2010 (AFP) -As operações para retirar milhares de pessoas das zonas inundadas ou ameaçadas pelas águas no sul do país continuavam nesta segunda-feira no Paquistão, país que sofre há um mês com inundações devastadoras.

Há dois dias Shahdadkot, cidade de 100.000 habitantes, assim como vários vilarejos do vale do rio Indus, na província meridional de Sind, são evacuados pelo exército e os trabalhadores humanitários.

Mas nesta segunda-feira, alguns habitantes permaneciam em Shahdadkot.

"Fizemos uma última advertência às pessoas de Shahdakot para pedir que partam, pois o risco de elevação das águas é grande", declarou por telefone à AFP Yasin Shah, um alto funcionário do governo distrital.

As águas do Indus, assim como dos muitos afluentes, subiram em consequência das chuvas, que prosseguem quase um mês após o início das inundações.

Mais de 250 km ao sul de Shahdakot, a grande cidade de Sajawal, assim como os vilarejos próximos, também eram evacuados nesta segunda-feira.

As autoridades da província de Sind, que tem Karachi como capital, não destacaram nenhuma morte até o momento nas áreas inundadas novamente ao longo do Indus.

As inundações provocadas há quase um mês pelas chuvas de monção, de uma magnitude sem precedentes, afetaram 20% do território do Paquistão, um país de 167 milhões de habitantes.

Até o momento, a catástrofe natural matou mais de 1.500 pessoas e afetou 20 milhões de paquistaneses, dos quais seis milhões estão desabrigados, segundo a ONU.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host