UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 09h43

Polícia tenta invadir ônibus sequestrado em Manila

MANILA, 23 Ago 2010 (AFP) -A polícia filipina iniciou uma operação para invadir o ônibus no qual um homem armado com um fuzil mantém turistas de Hong Kong como reféns, mas os oficiais não conseguiram entrar no veículo.

Em uma operação exibida ao vivo pelos canais de televisão filipinos, quando oficiais tentaram entrar por uma janela do ônibus, o sequestrador, o ex-policial Rolando Mendoza, abriu fogo e provocou a fuga dos policiais.

Minutos depois, o sequestrador disparou uma rajada de tiros de dentro do ônibus na direção dos policiais.

O sequestrador afirmou ter atirado em dois reféns a uma emissora de rádio.

"Atirei em dois chineses. Vou matar todos se isto continuar", declarou à Mindanao Network.

Pelo menos 25 pessoas estavam no ônibus, incluindo 22 turistas de Hong Kong e três cidadãos filipinos. No momento, 15 pessoas permanecem como reféns no veículo.

O ônibus estava estacionado perto de um parque quando Rolando Mendoza, um ex-inspetor de polícia, subiu a bordo, informou o chefe de polícia da capital filipina, Leocadio Santiago.

Mendoza, um policial condecorado, foi demitido em 2008 da força de segurança depois de ter sido acusado de roubo, extorsão e infrações relacionadas às drogas.

"Há crianças e adultos a bordo do ônibus", afirmou Santiago no início do sequestro, confirmando que o ex-policial estava armado com um fuzil M16.

Imagens exibidas ao vivo por canais de TV filipinos mostravam o ônibus estacionado em frente ao Rizal Park, local muito visitado por turistas em pleno coração de Manila.

Horas antes da tomada de reféns, um sul-coreano foi morto a tiros em outro bairro de Manila. A polícia anunciou que não existe vínculo entre os dois incidentes.

A tomada de reféns lembra um crime similar ocorrido em 2007, quando um homem com transtornos psicológicos e armado com uma granada sequestrou 30 crianças, que foram liberadas após 10 horas de negociações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host