UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 16h17

Quatro militares estrangeiros são mortos no Afeganistão

CABUL, 23 Ago 2010 (AFP) -Dois militares franceses, dois americanos e uma militar húngara foram mortos nesta segunda-feira vítimas de combates e bombas artesanais no Afeganistão, anunciou o comandante da Otan em Cabul, a presidência francesa e o Ministério húngaro da Defesa.

Um oficial e um soldado francês, que pertenciam ao 21º Regimento de Infantaria da Marinha (Fréjus, sudeste da França), foram gravemente atingidos por tiros durante uma operação no sul de Tagab, na província de Kapisa (nordeste de Cabul), anunciou o Palácio do Eliseu em comunicado.

Três outros soldados franceses ficaram feridos, no início da operação, precisou a presidência francesa.

Quarenta e sete soldados franceses foram mortos desde o final de 2001 durante operações militares no Afeganistão.

Um soldado americano morreu na explosão de uma bomba artesanal no sul onde estão concentrados os bastiões dos insurgentes mais violentos. Um segundo soldado americano foi morto em combate, também no sul do país.

Uma militar húngara também foi morta durante um ataque de rebeldes na província de Baghlan, no norte do país.

A sargento Judit Abraham era casada e não tinha filhos. Ela serviu anteriormente na Macedônia e em Kosovo. No Afeganistão, trabalhava com seu marido, um militar húngaro que havia deixado o país alguns dias antes.

Três outros soldados, todos membros da equipe de reconstrução das forças militares húngaras, ficaram feridos durante este ataque, um gravemente, segundo o Ministério húngaro da Defesa.

Três soldados húngaros morreram no Afeganistão desde o posicionamento dos 200 soldados do contingente em 2006.

Essas baixas elevam a 456 o número de soldados estrangeiros (desses 296 americanos) mortos em operações militares no Afeganistão desde o início do ano, contra 520 durante todo o ano de 2009, segundo um relatório da AFP estabelecido a partir do site independente icasualties.org.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host