UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 19h58

Sequestrador malinês de voluntários espanhóis é libertado

BAMAKO, Mali, 24 Ago 2010 (AFP) -Um malinês, autor do sequestro, em novembro de 2009, de dois voluntários espanhóis, foi libertado, anunciou esta segunda-feira um familiar à AFP.

"Omar foi solto pouco antes da libertação dos dois espanhóis, vi com meus próprios olhos", disse Mohamed, primo de Omar Sid'Ahmed Uld Hamma, também conhecido como "Omar El Saharaui".

Uma fonte regional próxima às negociações para a libertação dos reféns confirmou a libertação à AFP.

"É cerdo que uma vez solto Omar, facilitou-se a libertação dos dois reféns espanhóis. Posso, inclusive, dizer que participou em seguida das negociações frente à libertação deles e é um ponto muito importante", acrescentou a fonte.

"Omar El Saharaui" foi extraditado da Mauritânia para o Mali em 16 de agosto, pouco depois da confirmação de sua condenação a 12 anos de prisão e trabalhos forçados pelo sequestro de três espanhóis de uma ONG na estrada entre Nuakchot e Nuadhibu.

Segundo fontes judiciais de Nuakchot, ele atuava como "mercenário" da Al Qaeda do Magreb Islâmico (Aqmi).

Depois do sequestro, os dois reféns, Roque Pascual e Albert Vilaltails, foram levados para o norte do Mali. Os dois foram libertados na segunda-feira e devem chegar à Espanha nas primeiras horas desta terça-feira.

Uma mulher, Alicia Gámez, sequestrada na mesma ocasião, já tinha sido libertada em março.

Aqmi disse na segunda-feira que libertou os dois reféns porque algumas de suas reivindicações, que não especificou, foram satisfeitas, noticiou o jornal espanhol El País, citando mensagem gravada do grupo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host