UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 12h23

Sequestro de ônibus em Manila termina em tragédia

MANILA, 23 Ago 2010 (AFP) -O sequestro de um ônibus de turistas na capital das Filipinas, Manila, terminou na noite desta segunda-feira em tragédia, com a morte de pelo menos sete turistas de Hong Kong e do sequestrador, um ex-policial que estava armado com um fuzil.

O balanço foi confirmado pelo governo de Hong Kong.

Quatro corpos foram levados para o Doctor's Hospital de Manila, onde um refém também estava internado em condições críticas.

"Até o momento temos cinco vítimas. Quatro são mortes confirmadas e a quinta está em condições críticas", declarou à AFP por telefone Faith Gaerlan, diretor de emergências do centro médico.

Outros dois hospitais receberam três corpos, de acordo com os respectivos serviços de emergência.

O chefe de polícia metropolitana de Manila, Leocadio Santiago, afirmou que as forças de segurança não divulgariam de maneira imediata um balanço de vítimas e sobreviventes.

As autoridades acreditam que 15 turistas de Hong Kong estavam dentro do ônibus após 12 horas de sequestro. Imagens de televisão mostraram quatro reféns que permaneceram em poder do sequestrador até o fim saindo do veículo com a ajuda da polícia.

O corpo do sequestrador, o ex-policial Rolando Mendoza, que cometeu o crime em uma tentativa desesperada de recuperar o emprego, foi retirado pela porta do veículo.

A polícia filipina tentou invadir o ônibus, mas não conseguiu entrar no veículo, já que o sequestrador respondeu com tiros e obrigou os oficiais a se afastar, segundo imagens exibidas ao vivo pela TV.

Após as primeiras horas de sequestro, o ex-policial liberou seis passageiros, entre eles três crianças. Mais tarde permitiu a saída de um turista de Hong Kong de 73 anos e de um fotógrafo filipino.

Pelo menos 22 turistas de Hong Kong e três cidadãos filipinos estavam no ônibus no momento do sequestro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host