UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 22h19

Tropas afegãs estarão preparadas apenas em outubro de 2011

WASHINGTON , 23 Ago 2010 (AFP) -As forças afegãs estarão preparadas para assumir o controle do país apenas em outubro de 2011, três meses após o prazo fixado pelos Estados Unidos para o início da retirada de suas tropas, revelou um general americano nesta segunda-feira.

Os Estados Unidos e seus aliados da Otan consideram indispensável o fortalecimento das forças de segurança afegãs para permitir a saída das tropas estrangeiras, e pretendem formar um contingente nacional de 305 mil homens.

O general Bill Caldwell, responsável pela formação da Polícia e do Exército do Afeganistão, estima que antes de 31 de outubro de 2011 os afegãos não poderão assumir um papel importante na segurança de seu país.

"Não vamos terminar a formação do Exército antes de outubro do próximo ano", disse o general Caldwell em uma videoconferência a partir de Cabul.

"Isto não quer dizer que em zonas isoladas não possam assumir o comando, com o apoio da coalizão, mas não será possível fazer muito mais até outubro" de 2011.

O presidente Barack Obama fixou o início da retirada do grosso das tropas americanas no Afeganistão para julho de 2011.

O general Caldwell destacou que o recrutamento se concretizou antes do previsto, mas que o esforço para ampliar e melhorar as forças afegãs foi prejudicado pelas altas taxas de deserção e pelo baixo nível de alfabetização.

"Mais de 80% dos soldados não sabem ler, e se um soldado não pode ler, como pode utilizar e manter seu equipamento? Se um policial não conhece os números, como pode ler o número de série de sua arma?" - perguntou Caldwell.

Desde que assumiu seu comando, em novembro de 2009, Caldwell determinou um programa obrigatório de alfabetização para os recrutas.

Entre março de 2009 e março de 2010 a taxa de deserção foi de 23% no Exército e de 16% na Polícia do Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host