UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 19h35

Chanceler colombiana nega análise de pedido das Farc na Unasul

BOGOTÁ, 24 Ago 2010 (AFP) -A chanceler da Colômbia, María Ángela Holduín, descartou nesta terça-feira que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) considere a solicitação da guerrilha das Farc de expor nesse fórum sua visão do conflito colombiano, o que qualificou como "inadmissível".

"Para nós, é completamente inadmissível essa solicitação, e não acreditamos, nem sequer, que a Unasul vá nos perguntar se nos parece que isso está bem", disse Holguín a jornalistas.

A chanceler lembrou que o governo colombiano já fixou sua posição a esse respeito através do ministro da Defesa, Rodrigo Rivera.

Rivera reagiu na segunda-feira comparando a pretensão das Farc com um hipotético pedido semelhante por parte do líder da Al-Qaeda, Osama Bil Laden.

"Imagine o que poderia acontecer se em algum cenário internacional as portas fossem abertas a Osama Bin Laden para falar do que planeja frente aos Estados Unidos, isso é inconcebível", disse Rivera.

O ministro completou: "a melhor contribuição que nossos amigos no nível internacional podem dar aos colombianos é não gerar nenhuma espécie de paralelismo com a liderança que hoje a Colômbia tem com o presidente Juan Manuel Santos".

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) divulgaram na segunda-feira um comunicado pela Internet no qual expuseram essa pretensão.

"Senhores presidentes: quando acharem oportuno, estamos dispostos a expor em uma assembleia da Unasul nossa visão sobre o conflito colombiano", disseram as Farc na declaração assinada por sua cúpula.

"Apesar de o governo da Colômbia manter fechada a porta do diálogo com a insurgência (...), queremos reiterar à União das Nações do Sul (sic), Unasul, nossa irredutível vontade de buscar uma saída política para o conflito", completou o texto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host