UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 20h34

Cuba permite viagem aos EUA de filho de líder da revolução

HAVANA, 24 Ago 2010 (AFP) -As autoridades cubanas autorizaram a viagem aos Estados Unidos de Juan Almeida García, filho do histórico comandante da Revolução Juan Almeida Bosque, confirmou nesta terça-feira a Igreja Católica, que mediou o caso.

"Há alguns dias, uma filha de Almeida pediu ao cardeal (que) se interessou no caso e na tarde de segunda-feira, as autoridades responderam que concederiam a permissão de saída, o que foi informado a Almeida à noite", disse à AFP o porta-voz do arcebispo de Havana, Orlando Márquez.

Almeida, um advogado de 43 anos, pediu nesta terça-feira permissão às autoridades migratórias para viajar, e foi informado que seu passaporte será habilitado na quarta, revelaram fontes ligadas à Igreja.

Ele é um dos sete filhos do "comandante" Juan Almeida Bosque, falecido em 12 de setembro de 2009.

Juan Almeida García, cuja mulher vive em Miami, sofre de uma doença degenerativa - espondilite reumatoide - e recebeu tratamento especializado na Europa há alguns anos, segundo contou seu advogado.

Suas viagens médicas foram suspensas e a possibilidade de sair do país foi negada, o que provocou há dois anos tentativas de saída ilegal e protestos públicos, razão pela qual foi detido em várias ocasiões.

A mediação se soma a outras realizadas pelo cardeal para a libertação de 52 presos políticos, 26 dos quais já foram para a Espanha e outros seis o farão nos próximos dias.

Também solicitou o fim das hostilidades e atos de repúdio contra as Damas de Branco, esposas dos presos políticos condenados em 2003, e contra Reina Luisa Tamayo, mãe do preso político Orlando Zapata, cuja morte, após 85 dias de greve de fome, teve um forte impacto internacional.

O cardeal também mediou a saída para os Estados Unidos do preso paraplégico Ariel Sigler, que se trata naquele país.

O trabalho de mediação da Igreja contou com apoio do Vaticano, Espanha e o resto da União Europeia, mas dividiu a dissidência interna entre os que a apóiam e os que enviaram uma carta ao papa Bento XVI fazendo fortes críticas aos bispos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host