UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 10h56

Fidel diz que fez sacrifício ao aceitar mísseis russos na crise de 1962

HAVANA, 24 Ago 2010 (AFP) -- O líder cubano Fidel Castro afirmou, durante um encontro com cientistas, que aceitou a instalação de mísseis nucleares soviéticos em 1962 num ato de sacrifício para com o campo socialista, informou nesta terça-feira a imprensa cubana.

"Não nos interessava ter mísseis aqui, nem ter uma base. Nos interessa mais a imagem do país. Uma base soviética desvalorizava a imagem da Revolução, sua capacidade de influenciar nossa região", afirmou Fidel.

"Por que aceitamos? Para nós era muito difícil, mas era uma questão de internacionalismo, pois se estávamos esperando que o campo socialista se sacrificasse e lutasse por nós, devíamos estar dispostos a nos sacrificar por eles'.

"O próprio Kennedy (presidente dos Estados Unidos John Kennedy) estava horrorizado de como a guerra estava perto", assinalou ainda Fidel.

A presença dos mísseis provocou uma crise entre as duas superpotências de então, os Estados Unidos e a União Soviética, em outubro de 1962, e colocou o mundo à beira da guerra nuclear.

Usando seu tradicional uniforme, em um salão que se converteu numa espécie de Estado-Maior de sua campanha para alertar contra operigo de um "holocausto nuclear" se Estados Unidos e Israel invadirem o Irã, Fidel conversou com quatro cientistas, entre eles seu filho mais velho, Fidel Castro Díaz-Balart, físico nuclear.

Fidel, 84 anos, está numa grande atividade pública em torno do perigo nuclear e dos problemas ambientais, mas sem interferir nos assuntos nacionais conduzidos por seu irmão, o presidente Raúl Castro.

Os cientistas explicaram a Fidel detalhes sobre o chamado inverno nuclear, um fenômeno de alcance global provocado pela explosão de várias bombas atômicas, que poderia ser, segundo o líder cubano, o fim da espécie humana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h50

    0,14
    3,284
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h56

    0,09
    63.311,19
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host