UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 08h49

O "Senhor das armas" russo será extraditado para os EUA

BANGCOC, 24 Ago 2010 (AFP) -O traficante de armas russo Viktor Bout, conhecido como "o mercador da morte" ou "o senhor das armas", será extraditado na quarta-feira para os Estados Unidos, como decidido pela justiça, indicou uma fonte policial da Tailândia, onde ele foi preso.

Supisarn Bhakdinarinath, chefe da Divisão de Luta contra o Crime, informou que Bout será escoltado por pelo menos 50 soldados das forças especiais para o aeroporto Don Mueng de Bangcoc, antes de passar para custódia americana.

"Não posso dizer a que hora porque é muito secreto", afirmou, precisando que o avião americano aterrissou nesta terça-feira às 15H00 locais (5H00 de Brasília) na capital tailandesa.

A justiça da Tailândia autorizou na sexta-feira a extradição do ex-oficial russo Viktor Bout para os Estados Unidos, para ser julgado pelo fornecimento de armas a grupos armados em todo mundo, gerando críticas por parte de Moscou, que quer que ele seja enviado de volta para seu país.

Bout, ex-oficial da força aérea soviética de 43 anos, teria inspirado o personagem interpretado por Nicolas Cage no filme "O senhor das armas".

Desde que foi detido em um hotel de Bangcoc, onde se reunira com agentes americanos que se fizeram passar por membros das guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os Estados Unidos pressionaram sem cessar a Tailândia, cuja justiça havia inicialmente negado a extradição, para que Bout fosse extraditado.

Entre as acusações de Washington contra Bout, também conhecido como "o mercador da morte", está a que ele teria vendido armas para grupos que dizem fazer parte da Al-Qaeda.

Bout poderá ser condenado à prisão perpétua por acusações que incluem terrorismo, conspiração para matar oficiais americanos e para adquirir e utilizar mísseis antiaéreos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host