UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 14h27

Obama pronunciará discurso sobre o Iraque no dia 31 de agosto (oficial)

VINEYARD HAVEN, EUA, 24 Ago 2010 (AFP) -O presidente Barack Obama fará um discurso sobre o Iraque no dia 31 de agosto, anunciou nesta terça-feira a Casa Branca, num momento em que os efetivos do exército americano no país chegou, como o prometido, ao teto simbólico de 50.000 soldados.

"O presidente fará um pronunciamento (sobre o Iraque) no dia 31", quando retornar das férias em Martha's Vineyard, explicou o porta-voz adjunto da Casa Branca, Bill Burton, durante um briefing nesta ilha de Massachusetts (nordeste).

Ouvido sobre o local preciso do discurso e, em particular, se será feito em território americano, Burton informou que "examinamos um conjunto de possibilidades", não excluindo uma visita de Obama ao Iraque para a ocasião.

"Dirá evidentemente que este dia é uma etapa importante uma vez que nossa missão no Iraque está mudando. Ele vai falar da bravura e da coragem dos soldados americanos que combateram lá", informou ainda Burton.

"Falará também de nossa política para o Iraque no futuro, e da forma como é ligada ao nosso combate contra a Al-Qaeda no Afeganistão e no mundo inteiro", segundo o porta-voz.

De acordo com as promessas de Obama, a missão de combate americaina deve concluir, oficialmente, no dia 1º de setembro. Os soldados restantes, encarregados "de aconselhar e ajudar" o exército iraquiano, deverão deixar o país no final de 2011.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host