UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 06h27

Pelo menos 29 civis mortos em combates em Mogadíscio

MOGADÍSCIO, 24 Ago 2010 (AFP) -Pelo menos 29 civis morreram desde segunda-feira em Mogadíscio, onde os combates foram retomados nesta terça-feira, um dia depois de uma ofensiva dos insurgentes islâmicos shebab contra as forças oficiais somalis, que são apoiadas pelas tropas da Missão da União Africana (AMISOM).

"Esta manhã foram retomados os violentos combates em várias frentes, sobretudo em Holwadag, Hodan e Bondere", declarou à AFP um dos comandantes das tropas governamentais, o coronel Mohamed Omar.

"O balançco chega a 29 civis mortos desde o início da violência na segunda-feira. Nossas equipes médicas também contabilizaram 98 feridos nos bairros dos combates", afirmou o diretor do serviço de emergências da capital, Ali Muse Mohamoud.

Na manhã desta terça-feira, um grupo de rebeldes abriu fogo contra um hotel de Mogadíscio que tinha deputados como hóspedes.

Fontes governamentais temem a morte de pelo quatro membros do Parlamento da Somália, mas não conseguiram confirmar as informações até o momento.

Na segunda-feira, o porta-voz dos insurgentes shebab, Sheikh Ali Mohamud Rage, anunciou o início de uma vasta ofensiva "contra os invasores cristãos e o governo apóstata".

Os shebab, que dizem estar ligados à Al-Qaeda, controlam boa parte do sul da Somália. O governo de transição do país está entrincheirado em alguns bairros de Mogadíscio, com o apoio de 6.000 soldados da AMISOM.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h50

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h54

    -1,29
    74.416,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host