UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 17h13

Segundo bebê panda nasce no zoo de Viena

VIENA, 24 Ago 2010 (AFP) -Um novo bebê panda, concebido naturalmente, nasceu na segunda-feira no Zoológico de Sch¶nbrunn em Viena, três anos após o nascimento de seu irmão Fu Long, anunciou a direção do zoo nesta terça-feira em um comunicado.

Yang Yang, a mãe que tem 10 anos, começou a sentir na segunda-feira as primeiras contrações, que foram acompanhadas pela equipe de veterinários através de um monitor. "Não queríamos tirar os olhos", contou Eveline Dungl, citada no comunicado.

O recém-nascido, que ainda não teve o sexo anunciado, mede entre 10 e 12 centímetros e pesa cerca de 100 gramas.

Yang Yang também deu à luz a um outro panda que não sobreviveu e o mesmo aconteceu durante o parto de Lu Long, precisou Dungl.

A responsável do jardim zoológico, Dagmar Schratter, feliz com a notícia deste nascimento, o segundo na Europa a partir do acasalamento natural entre pandas em cativeiro, mostrou-se prudente: "a probabilidade de morte entre os grandes pandas é de 40% nos primeiros anos de vida".

Os chineses também respeitam um prazo de 100 dias antes de dar um nome ao jovem panda. Não apenas os primeiros dias após o parto podem ser críticos, como também o período de surgimento dos primeiros dentes representa um problema para a saúde do pequeno urso, segundo especialistas.

O recinto dos pandas ficará fechado ao público por várias semanas para deixar que a mãe e o pequeno fiquem tranquilos.

O nascimento do irmão mais velho, Fu Long, que significa "Dragão feliz", em 2007, em Sch¶nbrunn foi uma sensação e atraiu milhares de visitantes. O jovem panda só foi apresentado ao público com 5 meses de idade.

Fu Long, até o momento, era o único panda concebido de procriação natural em um zoológico europeu, todos os outros foram gerados a partir de inseminações artificiais.

No dia 13 de abril deste ano, a direção do zoo havia anunciado que "apesar da chuva forte (...), os pandas Yang Yang e Long Hui se acasalaram duas vezes", acrescentando ainda que os grandes ursos haviam escolhido para fazer amor "o mesmo local dentro do recinto que usaram na outra vez".

As fêmeas pandas só ficam férteis durante dois ou três dias por ano.

O irmão do recém-nascido, Fu Long, foi enviado à China em novembro passado, após chegar a 1,70 metro e pesar 50 quilos em pouco menos de dois anos, para se juntar aos animais da mesma espécie do centro especializado de Bifengxia, na província de Sichuan.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host