UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 18h54

Discurso de Obama sobre Iraque será transmitido do Salão Oval

VINEYARD HAVEN, EUA, 25 Ago 2010 (AFP) -O discurso de Barack Obama da próxima terça-feira que marcará o fim da missão de combate americana no Iraque será transmitido ao vivo do Salão Oval da Casa Branca, anunciou nesta quarta-feira a presidência dos Estados Unidos.

"O presidente vai (...) falar à Nação sobre a questão do Iraque do Salão Oval às 20h00" (21h00, horário de Brasília) na terça-feira, 31 de agosto, precisou a Casa Branca em um comunicado.

Segundo a mesma fonte, Obama visitará antes a base militar de Fort Bliss, próxima a El Paso, ao extremo oeste do Texas (sul), "para se encontrar com soldados".

Os discursos feitos no Salão Oval, centro nervoso da presidência, são tradicionalmente reservados aos anúncios de grande importância e circunstâncias extraordinárias.

Obama só fez um discurso desse tipo desde o início de seu mandato há 18 meses, no dia 15 de junho, durante a crise da maré negra no Golfo do México.

Na terça-feira passada, o porta-voz adjunto da presidência havia indicado que Obama pronunciaria este discurso sobre o Iraque no dia 31, confirmando a redução do efetivo do exército americano no país para 50 mil soldados.

"O presidente pronunciará um discurso no dia 31", assim que retornar de suas férias em Martha's Vineyard, explicou Bill Burton durante uma coletiva de imprensa na ilha de Massachusetts (nordeste).

Durante o discurso, "ele dirá, é claro, que esta data é uma etapa importante para que nossa missão no Iraque mude. Ele vai falar da bravura e da coragem dos soldados americanos que combateram lá". disse ainda Burton.

"Vai falar de nossa política no Iraque para o futuro, e vai falar da maneira como isto vai ser relacionado com nosso combate à rede Al-Qaeda no Afeganistão e no mundo inteiro", continuou o porta-voz.

Conforme as promessas de Obama, a missão americana deve oficialmente terminar no dia 1º de setembro. Os soldados que ficarem, encarregados de "aconselhar e ajudar" o exército iraquiano, devem voltar aos EUA no fim de 2011.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host