UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 20h18

Los Zetas controlam cidade do massacre no México

SAN FERNANDO, México, 25 Ago 2010 (AFP) -A cidade mexicana de San Fernando, onde foram encontrados 72 corpos em uma fazenda, incluindo o de quatro brasileiros, é controlada pelo cartel de Los Zetas, apontado como o autor do massacre.

"Hoje há muitos caminhões e veículos do Exército (...) mas em tempos normais" quem controla San Fernando são Los Zetas, revela um habitante local, em referência ao grupo fundado por ex-soldados de elite recrutados pelo narcotráfico, que não ocultam sua presença.

Na região de San Fernando, Los Zetas têm seus próprios postos de controle nas estradas, onde fiscalizam o trânsito de veículos e de pessoas, especialmente de membros da imprensa.

Um jornalista da AFP que visitou a região no final de junho passado, após a morte de um candidato ao governo do Estado de Tamaulipas, confirmou que a cidade vive sob o controle dos Zetas.

"Passei por San Fernando de carro (...) e assim que cheguei à praça central apareceu um enorme 4x4 e um de seus ocupantes bateu no meu vidro com o cano de um fuzil. Não tinha mais que 22 ou 23 anos, carregava uma pistola e granadas nos bolsos do casaco tipo militar e exigiu que saísse do carro e mostrasse meus documentos...".

"Fomos para um ponto mais adiante, onde não éramos mais vistos da praça (...) mostrei meu passaporte, minha identificação da AFP e fui questionado sobre se era policial. Repeti que era jornalista e ele entregou meus papéis para um companheiro dizendo: 'toma, você é que sabe ler'".

Em seguida me explicaram: "Não temos nada contra os civis, mas queremos saber quem entra na nossa cidade (...) Você sabe quem somos? Somos os da letra".

"Então me mostraram sua identidade: "uma pesada medalha, aparentemente de ouro, com um mapa do México atravessado por um Z vermelho".

"Perguntei se tinham matado o candidato ao governo e me responderam: 'não, era nosso amigo, ele foi morto por nossos inimigos, com os quais estamos em guerra...'".

"Recebi meus documentos de volta e me desejaram boa viagem, além da recomendação de colocar um papel com a palavra IMPRENSA no para-brisa", contou o jornalista da AFP.

Los Zetas são liderados por militares de elite que desertaram na década de 90 para trabalhar com o Cartel do Golfo, mas que se tornaram um grupo independente e adversário de seus antigos aliados, que agem na mesma região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h59

    -0,23
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h01

    -0,29
    75.753,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host