UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 13h08

Nova York: novo arranha-céu fará sombra ao Empire State Building

NOVA YORK, 25 Ago 2010 (AFP) -Um edifício de 67 andares será construído perto do lendário Empire State Building, após uma decisão municipal divulgada nesta quarta-feira que ignorou os protestos contra o projeto.

Uma subcomissão aprovou a construção nesta quarta, e agora espera-se que o aval seja confirmado pelo plenário pelo Conselho Municipal. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, já havia dito que aprovaria o projeto.

Anthony Malkin, atual proprietário do Empire State, havia solicitado ao conselho que barrasse a construção do novo prédio, argumentando que a construção ofuscará a imagem do célebre arranha-céu art déco, um dos símbolos da cidade, construído em 1931.

"Não se trata de proibir edifícios altos, e sim de preservar o caráter único da paisagem urbana da cidade", afirmaram os donos do Empire State Building.

O novo arranha-céu, projetado pelo escritório de arquitetos Pelli Clarke Pelli, será erguido a apenas duas quadras do Empire State, próximo ao terminal de Penn Station.

"Será uma grande contribuição para nossa paisagem urbana. Penn Station é um dos grandes centros de transporte mundiais, e por isso (o prédio) será de fácil acesso para as pessoas", defendeu Bloomberg.

O prefeito chegou a ridicularizar o apelo dos proprietários do Empire State - que, mesmo com o novo vizinho, continuará sendo o edifício mais alto de Nova York, por apenas 10 metros de vantagem.

As torres gêmeas do World Trade Center eram os prédios mais altos da cidade, mas seu colapso após o atentado de 11 de setembro de 2001 devolveu ao Empire State Building o título de mais alto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host